top of page

Fisioterapia Esportiva

Lesão esportiva

A especialidade

A Fisioterapia Esportiva (também chamada de Fisioterapia Desportiva) é responsável pela prevenção e reabilitação de lesões provenientes da prática esportiva, visando o retorno do atleta ao esporte, o mais rápido possível.

Atua em pelo menos quatro grandes domínios: prevenção de lesões, atendimento emergencial, reabilitação funcional e retorno ao esporte, através de avaliações individualizadas e acompanhamento dos atletas, amadores ou profissionais, onde o fisioterapeuta esportivo irá identificar desequilíbrios musculares, alterações posturais e déficits biomecânicos importantes que demandem intervenção fisioterapêutica.

Se engana quem pensa que o fisioterapeuta esportivo só trabalha com atletas profissionais, pois há também atletas amadores que praticam atividades físicas apenas para se manterem saudáveis.

Independentemente de ser atleta profissional ou amador, um dos focos de quem pratica atividades físicas é não sofrer nenhum tipo de lesão, afinal ela pode inviabilizar o andamento dos treinos ou representar perda de conquistas esportivas. E até mesmo o esporte amador precisa ser acompanhado uma vez que a cada dia há maior indicação terapêutica de atividade física e maior número de pessoas que querem usufruir de seus benefícios.

O principal objetivo da fisioterapia esportiva é fazer com que o paciente/atleta retorne às atividades físicas o mais rápido possível e em segurança, visando promover condições ao sistema músculo esquelético para a prática de exercícios e  permitir a prática de atividade física sem sintomas, riscos e reincidência de lesões. Tendo como objetivo final garantir que o paciente/atleta tenha um rendimento satisfatório, conseguindo praticar suas atividades físicas da forma mais saudável possível e aprimorando o seu desempenho.

A fisioterapia esportiva é indicada para todas as idades que praticam e/ou pretendem voltar a praticar esportes após lesões. Também é indicada para quem quer começar a praticar  exercícios físicos, pois terão orientações específicas para executar uma atividade física mais segura.

Normalmente, é indicada em casos de disfunções traumatoortopédicas e reumatológicas. Dentre as patologias que a fisioterapia esportiva pode atuar estão: pré e pós operatórios, lombalgias, lesões musculares, tendíneas e ligamentares, pós fraturas, tendinopatias, instabilidades articulares, processos degenerativos, entre outras.

bottom of page